0

A cada ano, a preocupação com os gastos de água aumenta. Seja por questões financeiras, afinal, ninguém quer ver seu dinheiro indo literalmente pelo ralo. Além disso, toda a questão ambiental também está atrelada ao desperdício de água. Neste sentido, quanto mais a população estiver atenta a estes fatores, melhor para o bolso e para o meio ambiente.

Isso por que estima-se que mais de 42% da água seja desperdiçada com vazamentos na rede pública. Resumindo, o que é gasto em um mês em uma cidade como São Paulo.

Só para que você tenha uma noção, somente de gasto diário com água, um morador de São Paulo gasta cerca de 165 litros por dia. Desta maneira, cerca de 70 litros de água são desperdiçados por vazamentos na rede pública para cada habitante de São Paulo. Como a cidade tem mais de 700 milhões de litros são desperdiçados, somente na cidade de São Paulo (isso em dados estatísticos). Imagine quantas pessoas poderiam ser beneficiadas com esta água que literalmente vai para o ralo? Imagine quanto isso representa de custo para os cofres públicos, sendo que este valor é repassado para o consumidor. A solução para isso? São muitas, mas veremos as principais aqui!

A primeira solução ocorre por parte dos órgãos governamentais, que precisam investir em uma melhor infraestrutura e em meios de detectar vazamentos no momento em que eles acontecem. Para se ter uma ideia, na cidade de Niterói, apenas com algumas medidas que preveniram o gasto desnecessário de água na rede pública, foi possível diminuir cerca de 42% o desperdício de água. Desta maneira, além de prevenir a gastança desnecessária de água, ainda é possível diminuir consideravelmente a conta de água de toda a população.

Mas engana-se quem pensa que apenas o estado é o responsável pela economia de água e pela prevenção de vazamentos. É praticamente impossível para as companhias de abastecimento conseguirem monitorar todos os pontos e por isso, as pessoas tem um papel muito importante neste sentido. É de vital importância que todos os moradores estejam atentos para verificar a existência de vazamentos de água na rede pública. Mais especificamente na cidade de São Paulo, a SABESP disponibiliza um telefone para este tipo de situação, que é o 195.

Através deste número, é possível avisar a companhia sobre a existência de vazamentos, que podem comprometer o abastecimento. Ligando gratuitamente neste número, é possível informar sobre a existência de vazamentos, informando o local exato, fazendo com que menos tempo seja perdido e que o trabalho seja executado com mais eficiência. Por diversas vezes ocorreu de os vazamentos não serem noticiados ou avisados e a SABESP nem ficar sabendo, fato este que fez com que milhares de litros de água fossem desperdiçados.

Além disso, com a Caça Vazamentos, você pode evitar este tipo de desperdício em sua casa, fazendo com que o meio ambiente e seu bolso sejam preservados. Não deixe de conferir nossos serviços!

Deixar um Resposta